|
Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1905. Foi um dos pioneiros da medicina tropical no Brasil.
Ligou-se ao Instituto Oswaldo Cruz em 1903, ainda como estudante, para desenvolver sua tese. Permaneceu no Instituto, onde trabalhou como assistente, chefe de serviço, professor e diretor, entre 1942 e 1949. Aposentou-se compulsoriamente em 1950.
Publicou trabalhos sobre protozoários, vírus, bactérias e carrapatos. Destacou-se pela descoberta do ciclo exoeritrocitário do parasito da malária e do vírus responsável pela mixomatose do coelho, que permitiu o controle biológico desse roedor na Austrália.
Trabalhou na profilaxia da malária. Desenvolveu estudos sobre a leishmaniose tegumentar, suscitando a possibilidade de sua transmissão por flebótomos. Demonstrou que a varicela e o alastrim são causados por vírus distintos, e desenvolveu uma vacina contra a espiroquetose aviária. Durante a epidemia de febre amarela no Rio de Janeiro, em 1928, trabalhou exaustivamente, embora sem êxito, na tentativa de produzir uma vacina antiamarílica.
www.ohomemeadoenca.com.br |