|
Médico, matemático, geógrafo e poeta italiano nasceu em uma família tradicional de Verona. Educou-se na Universidade de Pádua onde aos 19 anos foi nomeado professor e, em 1502, graduou-se como "conselheiro em anatomia". Passou a ensinar lógica na Universidade, onde permaneceu até 1505.
As guerras na península italiana o fizeram retornar a Verona em 1509, encontrou a cidade destruída. Dois anos depois retirou-se para a vila de Incaffi, distrito de Verona, onde dedicou-se a escrever seus trabalhos e faleceu, em agosto de 1553.
Em 1530 publicou "Syphilis sive morbus gallicus" (a sífilis ou doença gálica), um poema épico em três livros onde sugere o tratamento com mercúrio e apresenta um conto alegórico cujo personagem, o pastor Syphilus, dá origem ao nome da doença.
Na obra "De contagione et contagiosis morbis et curatione, (sobre o contágio e as doenças contagiosas e sua cura), de 1546, propôs que as infecções seriam causadas por partículas minúsculas, as seminaria morbi (sementes da doença), que poderiam ser transmitidas por contato direto, através de fômites ou mesmo a distância, e uma vez instaladas se multiplicavam provocando a doença.
www.ohomemeadoenca.com.br |