BIOGRAFIA

Clementino da Rocha Fraga (1880 - 1971)

Baiano de Muritiba, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1903.
Em 1906, já no Rio de Janeiro, trabalhou como inspetor sanitário na campanha contra a febre amarela conduzida por Oswaldo Cruz. Nesse período clinicou no Hospital da Santa Casa de Misericórdia sob a orientação de Miguel Couto.
Quatro anos depois regressou à Bahia como professor substituto de clínica médica da Faculdade de Medicina, em quatro anos tornou-se catedrático.
Em 1917 chefiou a Comissão Sanitária Federal do Rio de Janeiro encarregada do combate à febre amarela. No ano seguinte trabalhou com Carlos Chagas na DGSP, onde organizou os serviços emergenciais de assistência às vítimas da epidemia de gripe espanhola.
Foi eleito deputado federal pela Bahia em 1921 e reeleito em 1924. Na câmara teve teve intensa participação nas discussões dos problemas de saúde do país.
Em função de suas atividades parlamentares transferiu-se definitivamente, em 1925, para a capital federal, onde passou a lecionar como catedrático da cadeira de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.
Após o encerramento de seu mandato na Câmara Federal, em 1926, assumiu a direção do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), destacando-se pelas ações de combate à epidemia de febre amarela que grassou no Rio entre 1928 e 1929. Exonerou-se do cargo em consequência da revolução de 1930.
Em 1937 assumiu a Secretaria Geral de Saúde e Assistência do Distrito Federal onde permaneceu até 1940. Em 1939 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras

www.ohomemeadoenca.com.br